Três bebês clonados nascerão no mês que vem, diz cientista
05 de janeiro, 2003 - Publicado às 18h24 GMT
A médica francesa Brigitte Boisselier, que afirma ter produzido dois bebês através de clonagem nas últimas semanas, anunciou que três outras crianças clonadas devem nascer em fevereiro.
Durante o programa da BBC Breakfast with Frost, a diretora da organização Clonaid disse ter realizado a inseminação de cinco embriões clonados – a primeira menina teria nascido pouco depois do Natal, e o nascimento da segunda foi anunciado no sábado.
Cientistas de todo o mundo receberam a notícia com ceticismo e iniciaram um apelo para que a clonagem seja proibida.
A organização Clonaid está ligada à seita Raeliana, que acredita que seres humanos foram criados por extraterrestres.Teste de DNA
Ainda não foram realizados testes de DNA para provar que o primeiro bebê, uma menina chamada Eva e provavelmente nascida em 26 de dezembro no Estado americano da Flórida, é de fato uma cópia genética exata de sua mãe, uma americana de 31 anos.
A cientista afirmou que, apesar de os pais da menina terem prometido deixar que fosse feita uma comprovação independente, eles estão temerosos de que os exames revelem suas identidades e façam com que a criança seja tirada de seus cuidados.
"Quero que esses testes sejam realizados o mais rápido possível, mas não a qualquer preço", afirmou Boisselier à BBC.
O casal deve anunciar sua decisão nesta segunda-feira.
Apesar disso, a cientista afirma duvidar que o ceticismo em relação à Clonaid seja dissipado, mesmo com um teste de DNA.
"Acredito que só daqui a uns cinco anos as pessoas falarão: 'Tudo bem'."'Proeza publicitária'
Boisselier afirmou que centenas de embriões foram criados e passaram por testes genéticos antes de sua equipe realizar dez inseminações – cinco das quais com sucesso.
O fundador da seita Raeliana, Claude Vorilhon, diz que a clonagem é apenas o primeiro passo para se chegar à vida eterna.
Ele afirmou que a equipe da cientista Brigitte Boisselier está trabalhando em um processo acelerado de crescimento para permitir que as pessoas clonem versões adultas delas mesmas.
Mas o cientista britânico Harry Griffin, diretor do Instituto Roslin e um dos responsáveis pela clonagem do primeiro mamífero adulto – a ovelha Dolly –, disse à agência de notícias Reuters que não há razão para crer que "se trata de uma grande proeza publicitária".
Até mesmo o polêmico embriologista italiano Severino Antinori desprezou os anúncios feitos pela Clonaid.
"É tudo mentira", disse Antinori à agência de notícias France Presse. "E é tudo deprimente para quem está trabalhando seriamente em pesquisas sobre clonagem terapêutica."
Antinori, um especialista em fertilidade que apóia tecnologias de clonagem, afirmou que os raelianos não querem realizar testes nos bebês, "o que mostra que suas declarações são apenas publicidade".
1. Com base na reportagem da BBC, redija um artigo jornalístico sobre um dos temas abaixo:
a. “Pseudo-Ciência mística: Um desafio tanto à Ciência quanto à Religião”
b. “Papel aceita tudo!”
2. Faça uma Carta Aberta à BBC apresentando sua posição sobre “Liberdade de Expressão e Ética nos meios de Comunicação” com base na reportagem acima.
3. Com base em idéias extraídas da reportagem, redija um Conto, cujo Título seja “Eram todos extraterrestres...”
OBS: Lembre-se: Cada texto deverá ter, no máximo, 20 linhas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário