terça-feira, 10 de junho de 2008

Carta à CNBB sobre células-tonco embrionárias - Proposta de Redação

Leia atentamente o texto abaixo e responda à proposta de Redação.

"NOTA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL SOBRE A DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL"

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou a validade constitucional do artigo 5o e seus parágrafos da Lei de Biossegurança, n. 11.105/2005, que permite aos pesquisadores usarem, em pesquisas científicas e terapêuticas, os embriões criados a partir da fecundação in vitro e que estão congelados há mais de três anos em clínicas de fertilização.
A decisão do STF revelou uma grande divergência sobre a questão em julgamento, o que mostra que há ministros do Supremo que, nesse caso, têm posições éticas semelhantes à da CNBB. Portanto, não se trata de uma questão religiosa, mas de promoção e defesa da vida humana, desde a fecundação, em qualquer circunstância em que esta se encontra.
Reconhecer que o embrião é um ser humano desde o início do seu ciclo vital significa também constatar a sua extrema vulnerabilidade que exige o empenho nos confrontos de quem é fraco, uma atenção que deve ser garantida pela conduta ética dos cientistas e dos médicos, e de uma oportuna legislação nacional e internacional.
Sendo uma vida humana, segundo asseguram a embriologia e a biologia, o embrião humano tem direito à proteção do Estado. A circunstância de estar in vitro ou no útero materno não diminui e nem aumenta esse direito. É lamentável que o STF não tenha confirmado esse direito cristalino, permitindo que vidas humanas em estado embrionário sejam ceifadas.
No mundo inteiro, não há até hoje nenhum protocolo médico que autorize pesquisas científicas com células-tronco obtidas de embriões humanos em pessoas, por causa do alto risco de rejeição e de geração de teratomas.
Ao contrário do que tem sido veiculado e aceito pela opinião pública, as células-tronco embrionárias não são o remédio para a cura de todos os males. A alternativa mais viável para essas pesquisas científicas é a utilização de células-tronco adultas, retiradas do próprio paciente, que já beneficiam mais de 20 mil pessoas com diversos tipos de tratamento de doenças degenerativas.
Reafirmamos que o simples fato de estar na presença de um ser humano exige o pleno respeito à sua integridade e dignidade: todo comportamento que possa constituir uma ameaça ou uma ofensa aos direitos fundamentais da pessoa humana, primeiro de todos o direito à vida, é considerado gravemente imoral.
A CNBB continuará seu trabalho em favor da vida, desde a concepção até o seu declínio natural.
Brasília, 29 de maio de 2008.

Redija uma carta argumentativa, posicionando-se contra as opiniões expostas na nota da CNBB ou a favor delas. Seu texto será dirigido à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, portanto, deve ser ético, formal e polido (educado, mas não frouxo!). O limite é 20 linhas.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Proposta de Redação 3

Texto Motivador

“Veja fez uma abordagem quase perfeita da grande destruição que está ocorrendo na Terra, mas cometeu um erro ao não dar ênfase à principal causa de tudo isso - o excesso populacional neste mundo. A Terra não comporta mais esse crescimento populacional. Espero que não tarde o dia de nos conscientizarmos de que temos de iniciar um sério controle populacional para que possamos viver com mais ar, menos poluição e melhor qualidade de vida. A Terra agradece.”
Mauro de Melo Silva, Brookfield, Connecticut, EUA
(VEJA. São Paulo. Abril. Ano 38, ed.1927, Seção Carta, p.26, 19 de outubro de 2005)

Redija um artigo de Opinião, abordando a questão polêmica que motivou a carta acima. Seu texto não deve ultrapassar 20 linhas e deve apresentar título.

Propostas de Redação 2 (Três temas)

Três bebês clonados nascerão no mês que vem, diz cientista
05 de janeiro, 2003 - Publicado às 18h24 GMT
A médica francesa Brigitte Boisselier, que afirma ter produzido dois bebês através de clonagem nas últimas semanas, anunciou que três outras crianças clonadas devem nascer em fevereiro.
Durante o programa da BBC Breakfast with Frost, a diretora da organização Clonaid disse ter realizado a inseminação de cinco embriões clonados – a primeira menina teria nascido pouco depois do Natal, e o nascimento da segunda foi anunciado no sábado.
Cientistas de todo o mundo receberam a notícia com ceticismo e iniciaram um apelo para que a clonagem seja proibida.
A organização Clonaid está ligada à seita Raeliana, que acredita que seres humanos foram criados por extraterrestres.Teste de DNA
Ainda não foram realizados testes de DNA para provar que o primeiro bebê, uma menina chamada Eva e provavelmente nascida em 26 de dezembro no Estado americano da Flórida, é de fato uma cópia genética exata de sua mãe, uma americana de 31 anos.
A cientista afirmou que, apesar de os pais da menina terem prometido deixar que fosse feita uma comprovação independente, eles estão temerosos de que os exames revelem suas identidades e façam com que a criança seja tirada de seus cuidados.
"Quero que esses testes sejam realizados o mais rápido possível, mas não a qualquer preço", afirmou Boisselier à BBC.
O casal deve anunciar sua decisão nesta segunda-feira.
Apesar disso, a cientista afirma duvidar que o ceticismo em relação à Clonaid seja dissipado, mesmo com um teste de DNA.
"Acredito que só daqui a uns cinco anos as pessoas falarão: 'Tudo bem'."'Proeza publicitária'
Boisselier afirmou que centenas de embriões foram criados e passaram por testes genéticos antes de sua equipe realizar dez inseminações – cinco das quais com sucesso.
O fundador da seita Raeliana, Claude Vorilhon, diz que a clonagem é apenas o primeiro passo para se chegar à vida eterna.
Ele afirmou que a equipe da cientista Brigitte Boisselier está trabalhando em um processo acelerado de crescimento para permitir que as pessoas clonem versões adultas delas mesmas.
Mas o cientista britânico Harry Griffin, diretor do Instituto Roslin e um dos responsáveis pela clonagem do primeiro mamífero adulto – a ovelha Dolly –, disse à agência de notícias Reuters que não há razão para crer que "se trata de uma grande proeza publicitária".
Até mesmo o polêmico embriologista italiano Severino Antinori desprezou os anúncios feitos pela Clonaid.
"É tudo mentira", disse Antinori à agência de notícias France Presse. "E é tudo deprimente para quem está trabalhando seriamente em pesquisas sobre clonagem terapêutica."
Antinori, um especialista em fertilidade que apóia tecnologias de clonagem, afirmou que os raelianos não querem realizar testes nos bebês, "o que mostra que suas declarações são apenas publicidade".

1. Com base na reportagem da BBC, redija um artigo jornalístico sobre um dos temas abaixo:
a. “Pseudo-Ciência mística: Um desafio tanto à Ciência quanto à Religião”
b. “Papel aceita tudo!”
2. Faça uma Carta Aberta à BBC apresentando sua posição sobre “Liberdade de Expressão e Ética nos meios de Comunicação” com base na reportagem acima.
3. Com base em idéias extraídas da reportagem, redija um Conto, cujo Título seja “Eram todos extraterrestres...”
OBS: Lembre-se: Cada texto deverá ter, no máximo, 20 linhas.