quinta-feira, 29 de maio de 2008

Proposta de redação


Leia o texto abaixo e, aproveitando suas idéias e o que foi pesquisado anteriormente, faça um texto dissertativo de, no máximo, 20 linhas sobre o tema “Assédio moral no trabalho”
Envie seu texto por e-amil para redaçãoviva@yahoo.com.br.

CGT distribuirá cartilha contra assédio moral
Da Agência Brasil
Combater o assédio moral é o objetivo da CGT (Confederação Geral dos Trabalhadores) ao completar 20 anos neste 1º de maio, Dia do Trabalhador. "O assédio é uma doença que invade todos os ambientes de trabalho e é preciso ser combatido e prevenido", afirma o presidente da CGT, Antonio Carlos dos Reis.Uma cartilha didática que ajuda a definir o perfil do agressor e os sintomas de saúde apresentados pelas vítimas será distribuída no Parque do Planalto, na cidade de Carapicuíba, grande São Paulo, para as cerca 300 mil pessoas que participarão da comemoração. A cartilha explica também as principais estratégias usadas pelo agressor e traz diferentes opções para fazer a denúncia.Para a organização não-governamental Assédio Moral no Trabalho – Chega de Humilhação, o termo é definido como a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes, constrangedoras e repetitivas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. A organização afirma que os assédios são mais comuns em relações hierárquicas. As mulheres que quiserem fazer uma denúncia podem ligar para 180. A Central de Atendimento à Mulher funciona 24 horas e é especializada no atendimento a vítimas de violência de todos os tipos, desde assédio sexual no trabalho à violência doméstica e estupro. As queixas podem ser encaminhadas também à Justiça do Trabalho.A festa da CGT terá shows com Kelly Key, Axé Blond, Leci Brandão, Mauricio Manieri, KLB e Rick e Renner, a partir das 10 horas.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Necessidade de Escrever bem na Pós-modernidade

Com todo o desenvolvimento tecnológico do mundo contemporâneo, torna-se imprescindível dominar meios eficazes de comunicação. O mais elementar e duradouro desses meios é o texto escrito. Desde os primórdios da História da humanidade, ele tem garantido a compreensão e a perpetuação da cultura. Não poderia ser diferente para o homem do século XXI.

Hoje temos todo o aparato necessário para uma comunicação rápida e todo o registro histórico para garantir uma análise reflexiva sobre os fenômenos sociais do nosso tempo. A despeito disso, presenciamos um esvaziamento crescente do conteúdo dos textos dos alunos dos diversos níveis educacionais. Ao que nos parece, a velocidade da informação, o volume de produção teórica no mundo, dentre outros fatores têm contribuído para a formação de um corpo discente de reflexão rasa e uma produção textual inócua.

Todo o esforço dos docentes em amenizar os efeitos desse bombardeio tanto de informações como de inutilidades imposto pela mídia, pela internet, se tem mostrado um desafio hercúleo. O blog Redação Viva tem por objetivo auxiliar alunos e professores a conhecer os principais gêneros textuais, bem como propostas de vestibulares do país que versem sobre esses gêneros.

Certamente, isso não será uma solução para os problemas de redação dos estudantes, mas deve ser encarado como um esforço sincero para desenvolver a competência lingüística necessária a quem deseja produzir textos com considerável nível de profundidade, formalmente aceitáveis e estilisticamente equilibrados.